Cumprimos

07 ago 2017

Terminou hoje o prazo para entrega das listas concorrentes às eleições autárquicas de outubro. É o maior exercício democrático no país e a maior manifestação de cidadania que ocorre a cada quatro anos. Para termos uma ideia, há 750 mil cidadãos envolvidos na disputa por um dos 2086 mandatos nas Câmaras Municipais, 27.167 nos órgãos de freguesia e 6487 para as assembleias municipais.

O PSD saúda esta vitalidade e profundidade cívica de todos os candidatos, de todos os partidos. Mas, como é natural, tem particular orgulho em todos os homens e mulheres que exibem as nossas cores, os nossos símbolos e as nossas bandeiras políticas. É neles que confiamos para criar uma grande onda laranja no país no próximo dia 1. Voltando a ganhar onde somos poder e conquistando maiorias onde somos oposição.  

Hoje é muito claro que o PSD enfrentou o processo autárquico com uma enorme seriedade, responsabilidade e espírito de compromisso relativamente a cada um dos 308 municípios. Todos os que ao longo do processo autárquico nos foram dirigindo críticas, por todas as razões e por razão nenhuma, fizeram-no sempre tendo uma visão parcial e não uma perspetiva de conjunto sobre o que estávamos a fazer.

Desde o princípio, procurámos que o PSD tivesse uma estratégia em todos os concelhos. Uma estratégia assente nos valores da sustentabilidade (económica, financeira, social e ambiental), da liberdade, da modernidade e da accountability. Conseguimos isso.

Desde o princípio, sublinhámos que o importante era ter equipas. Porque nenhum presidente de câmara governa sozinho, porque a gestão da autarquia não é um one man show,  por todo o país o PSD tem equipas no terreno que dão garantias do bom governo no dia 2 de outubro. Não nos preocupamos apenas em ter uma vitória no dia 1 de outubro. Procurámos saber o que fazer com essa vitória depois dele. Conseguimos isso.

Desde o princípio, montada a estratégia e constituídas as equipas, apontámos como nossa vontade recrutar para o combate autárquico os cidadãos bons dos seus concelhos. Na velha e boa tradição social-democrata, apresentamos candidaturas que preconizam projetos e valores de futuro, centrados na comunidade e não nos interesses particulares. Conseguimos isso.

Desde o princípio, assumimos que uma vitória para o PSD é conquistar o maior número de Câmaras. Dia 1 vamos procurar conseguir isso.

Para que essa mudança se concretize e para que o PSD seja fiel à sua tradição de grande partido autárquico nacional, é decisivo que todos os militantes e simpatizantes se envolvam.

Lutem por cada voto. Contrariem a abstenção. Desmontem as narrativas das esquerdas. Façam campanha pela positiva.

Essa é a melhor maneira de os militantes servirem o seu Partido e o seu Concelho. E é também a melhor e única forma de servirem Portugal.  

 

Carlos Carreiras

Coordenador Autárquico Nacional do PSD