IV Universidade de Verão Açores PSD e JSD arranca amanhã

16 ago 2017

Com quatro dias de duração, a IV Universidade de Verão do PSD e JSD Açores arranca amanhã, dia 17 de agosto, no Pico, depois de, em anos anteriores, ter passado por São Miguel, São Jorge e Terceira.

Esta iniciativa conjunta da JSD/Açores, o PSD/Açores e PPE contou com mais de 50 candidaturas e no programa deste ano destacam-se com quatro painéis, dezasseis professores, três jantares-conferência e ainda duas visitas de estudo.

Na sessão de abertura intervirão José Matos Rosa, secretário-geral do PSD, Duarte Freitas, presidente do PSD Açores, Flávio Soares, presidente da JSD Açores, José António Soares, presidente da comissão política da ilha do Pico e Emanuel Medeiros, reitor da Universidade de Verão.

O primeiro dia será dedicado aos desafios da sustentabilidade da agricultura, com um painel intitulado “O triângulo virtuoso – Agricultura, Ambiente e Turismo”, seguindo-se uma visita à zona de cultura da vinha, no Lajido da Criação Velha. A fechar, decorrerá um jantar-conferência sobre o futuro da política, com a eurodeputada Sofia Ribeiro.

No dia 18 de agosto, os temas em debate passam pelo desemprego jovem, de manhã, e o poder local nos Açores, à tarde. Depois de uma visita à vila das Lajes, o dia termina com um jantar-conferência dedicado ao futuro das regiões autónomas, com a vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Berta Cabral.

Sábado, a manhã começa com uma conferência sobre “a importância da comunicação”, estando prevista para as 15h00 uma simulação de uma sessão plenária. O jantar-conferência desse dia estará a cargo da secretária-geral da JSD, Margarida Balseiro Lopes, com o foco na participação dos jovens na política.

O encerramento está previsto para as 10h30 do dia 20 de agosto e estará a cargo de Duarte Freitas, Simão Ribeiro, presidente da JSD, Emanuel Medeiros e Flávio Soares.

Programa disponível aqui