Mação: população sem comunicações há dois meses

22 set 2017

Dois meses após a deflagração dos incêndios em Mação, algumas localidades continuam sem telecomunicações – fibra, rede fixa e Internet. O PSD considera “insuficientes e inaceitáveis” as explicações da PT/Altice, pelo que questiona o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre que medidas irá tomar para resolver o problema.

Carvoeiro e Envendos são duas freguesias do concelho de Mação que registam fraca cobertura de rede móvel e, nalguns casos, a ligação à rede fixa está inoperacional. O presidente da Junta de Freguesia de Carvoeiro, Nuno Bragança, dá como exemplo as seguintes povoações da freguesia de Carvoeiro: Frei João, Balanço, Maxieira, Sanguinheira, Capela, Pracana Cimeira, Pracana Fundeira, Pereiro, Feteira, Galega, Rouqueira, Quebrada, Vale de São Tiago, Eira, Vale de Pedro Aires, Vale da Casa Cimeira e Degolados. Na freguesia de Envendos, o serviço está afetado no Carrascal e Zimbreira, com muitos residentes ainda sem rede fixa.

As operadoras, contudo, estão a cobrar por um serviço que não está a ser assegurado. “É imoral a contínua cobrança por um serviço que se encontra suspenso. A PT e este contrato em particular têm obrigações de serviço público que não podem ser ignoradas”, referem os social-democratas.

O PSD recorda que ausência de rede fixa e o sinal fraco de rede móvel prejudicam maioritariamente a população idosa e mais isolada do concelho de Mação.

 

Perguntas do PSD


  • “O que é que o Governo está a fazer para ajudar a resolver e a repor esta situação?
  • Qual o ponto da situação no que diz respeito à reposição da rede fixa de telefone no distrito de Santarém?
  • Que iniciativas irá o Governo promover para repor a situação e compensar as populações pelos danos e custos suportados?”