PSD defende valorização da PSP

12 out 2017

 

O PSD “está disponível para, de uma forma séria e transparente”, encetar medidas que possam valorizar e dignificar a atividade exercida pelas polícias e profissionais de segurança pública. Andreia Neto, deputada do PSD, saudou no Parlamento, a apresentação de duas petições que visam reconhecer os riscos e o desgaste rápido na profissão.

As duas iniciativas, promovidas pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e pela Associação Sindical Autónoma de Polícia (ASAPOL), mostram que é “imperioso fazer uma reflexão”, considerando, antes de mais, que reivindicações das forças de segurança “são justas, mas compete ao Governo admiti-las”.

Andreia Neto sublinha que os agentes policiais são “homens e mulheres que, numa primeira linha de intervenção, entram em campo em qualquer terreno de operações, independentemente das circunstâncias de ação”. São profissionais que enfrentam riscos e desgaste físico-psicológico. “Todos conhecemos que muitos são os aspetos do trabalho dos profissionais da PSP, perante os imponderáveis riscos em que, muitas vezes, estão em causa questões tão importantes como a honra, a determinação, o sacrifício e o próprio medo, principalmente pelo facto de quase todos eles lidarem com situações de perigo”, enalteceu a deputada.

Recorde-se que estava agendada para esta quinta-feira uma manifestação, em Lisboa, de elementos da PSP, GNR, SEF, ASAE, Polícia Marítima e Guarda Prisional com o objetivo de exigir o descongelamento das carreiras e protestar contra a falta de investimento nas forças e serviços de segurança. As forças de segurança alertam para a degradação de esquadras e estabelecimentos prisionais, condições de segurança de saúde débeis e para a falta de equipamento e de pessoal adequados.