Panteão: Costa foi convidado para o jantar?

13 nov 2017

 

O Grupo Parlamentar do PSD considera indigno e inaceitável justificar a autorização concedida” - para realização do jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional - com um despacho do Executivo anterior e coloca, por isso, oito questões ao primeiro-ministro.

De perguntas como “do programa” da cimeira da tecnologia “constava o jantar no Panteão?”, os deputados pretendem saber se foram dirigidos convites aos ministérios e, em particular ao primeiro-ministro, e se membros do Governo estiveram presentes na Igreja de Santa Engrácia (ver em baixo).

Os parlamentares referem ser “lastimável” que António Costa “venha uma vez mais justificar-se com o governo anterior”, recusando-se a assumir “a responsabilidade da autorização concedida pelo seu Governo à organização do Web Summit para realizar um jantar no Panteão Nacional”.

 “O atual Governo não desconhece, seguramente, que o despacho em causa tem os instrumentos necessários que permitem rejeitar os pedidos que colidam com a dignidade dos Monumentos, Museus e Palácios”, assinalam os deputados, acrescentando que cabe à Direção-Geral do Património Cultural autorizar, ou não, a realização dos eventos.

O PSD considera, portanto, ser “lamentável” que o atual Executivo “continue a querer responsabilizar tudo e todos ao invés de se assumir como o Governo de que Portugal precisa”.

 

Perguntas dirigidas a António Costa


  1. “Qual o procedimento que esteve na base da autorização dada pela DGPC ao pedido de realização do ‘FoundersSummit’ no Panteão Nacional?
  2. É verdade ou não que o Programa da Web Summit - que dava conta do jantar no Panteão Nacional - foi enviado por e-mail a membros do Governo e distribuído em alguns dos eventos nos quais participaram membros do Executivo?
  3. O Senhor Primeiro-Ministro teve conhecimento direto ou indireto da realização daquele evento?
  4. Foi o Senhor Primeiro-Ministro convidado a estar presente naquele evento?
  5. O Governo fez-se representar no ‘Founders Summit’ que teve lugar no Panteão Nacional? Por quem?
  6. Num dos vídeos tornados públicos, surge Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, a discursar no Panteão Nacional, onde refere que ‘falou com o ministro que lhe disse que era o primeiro jantar alguma vez realizado aqui’. A que Ministro se referia Paddy Cosgrave?
  7. É verdade que, como notícias vindas a público, o Senhor Primeiro Ministro, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, patrocinou um jantar no Panteão Nacional?
  8. Teve de algum modo conhecimento desse jantar de 2013?"