"Compete ao Estado criar condições para o emprego de qualidade”, alerta o PSD

13 nov 2017

 

“Apostar no investimento, no desenvolvimento da economia e em setores capazes de proporcionar postos de trabalho mais qualificados" é a solução para aumentar os rendimentos, afirmou a deputada social-democrata Clara Marques Mendes, em conferência de imprensa, chamando a atenção para o facto de que "compete ao Estado criar condições para o emprego de qualidade”.

O PSD, no último ano, já por diversas ocasiões alertou para a deterioração do modelo da economia baseado em baixos salários e fraca produtividade. A Comissão Europeia alerta agora para o facto de Portugal estar a criar postos de trabalho, mas seguindo uma tendência de baixa qualificação e de salários baixos. Os social-democratas esperam, agora, que o Governo “oiça o alerta do PSD e também aquilo que vem dito pela Comissão Europeia”, disse a deputada Clara Marques Mendes. Salientou, ainda, que “é preciso criar mais, mas melhor emprego”.

Para a Comissão Europeia, esta tendência é negativa, porque limita o crescimento económico e o potencial da economia o que, a prazo, levará a que as pessoas tenham menos rendimento, menos poder de compra e menor qualidade de vida.

 

Salários não acompanham a evolução da produtividade por trabalhador

Segundo o INE, no último ano, foram criados 141,5 mil postos de trabalho, mas, desses, 68% (ou 96,4 mil) correspondem a cargos de baixa qualificação (profissões de “pessoal administrativo”, “trabalhadores dos serviços pessoais, proteção, segurança e vendedores”, “operadores de instalações, máquinas e da montagem” e “trabalhadores não qualificados”). Desde que o atual Governo assumiu funções, foram criados 241,5 mil postos de trabalho – 450 mil desde 2013, quando o emprego começou a recuperar - mas mais de 150 mil são nas categorias previamente referidas.

Segundo Bruxelas, a produtividade aparente – em comparação com a média europeia - está a evoluir mais rápido do que os salários e a estimativa é que assim continue até 2019. Isto é o resultado da deterioração dos salários e não de conquistas de produtividade graças a investimentos (de gestão ou em maquinaria). O resultado será o empobrecimento do País. Uma economia sustentada em empregos de pior qualificação representa salários mais baixos, ou seja, rendimento abaixo da média. Esta é a tendência preocupante para que a Comissão Europeia alerta e que o PSD sublinha mais uma vez.