Professores: É “urgente descongelar carreiras”, Costa deve assumir responsabilidades

15 nov 2017

 

Este é um padrão recorrente da falta de vergonha do Dr. António Costa”, disse esta quarta-feira Hugo Soares, após declarações do primeiro-ministro a imputar responsabilidades ao anterior executivo, no que se refere ao congelamento das carreiras dos professores. “É urgente descongelar as progressões nas carreiras”, referiu o líder parlamentar, desafiando António Costa a assumir “as responsabilidades, de uma vez por todas” e lembrando que as carreiras foram congeladas ainda com José Sócrates.

Quem congelou a progressão das carreiras foi o governo do Eng. Sócrates, quem levou o País à pré-bancarrota foi o Eng. Sócrates”, reforçou o líder parlamentar, acrescentando que o próprio António Costa foi, “a determinada altura, número dois no Governo e, durante muito tempo, o número dois no Partido Socialista”. Por isso, desafia: “se o Dr. António Costa tem vergonha de ter estado com o Eng. Sócrates quer no partido, quer no governo, então que o assuma”.

Hugo Soares criticou o atual Executivo por “todos os dias” anunciar que “virou a página da austeridade”, dizer que “o País hoje é absolutamente sustentável” e que “já não há qualquer tipo de problema de consolidação das finanças públicas”, criando, assim, “um conjunto de expectativas e ilusões em vários setores da sociedade”. “Agora tem de governar e de corresponder”, afirmou. “O governo que virou a página da austeridade é do mesmo partido do que as congelou, agora que encontre as soluções, porque é a eles que compete governar”, assinalou.