Naufrágios: Base de Monte Real permitiria resposta eficaz

04 dez 2017

O PSD não compreende porque é que está a ser preterida a Base Aérea de Monte Real nas operações de salvamento aéreo para acudir os pescadores das embarcações que navegam e naufragam na costa litoral Centro. É a segunda vez que são acionados os meios da Base Aéreo do Montijo para atuar ao largo da Figueira da Foz: primeiro foi com o naufrágio do arrastão “Olívia Ribau” em outubro de 2015; e, na quarta-feira, com o navio de pesca “Veneza”.

O PSD pede explicações ao ministro da Administração Interna para a “resposta tardia” dos meios aéreos relativamente ao alerta inicial do naufrágio da embarcação “Veneza”.

Sendo que a rapidez e a eficácia dos meios de socorro perante uma emergência são fundamentais para uma operação de salvamento, não entendemos porque não se utiliza, por uma questão da proximidade, a Base Aérea de Monte Real”, assinalam os deputados social-democratas.

Recorde-se que o helicóptero só chegou ao local por volta das 07h30, mais de três horas depois do alerta inicial dado às 04h16. O meio aéreo partiu da Base Aérea do Montijo.

Passados mais de dois anos, volta a acontecer mais um acidente com uma embarcação. Mais uma vez fica a dúvida se o número de vítimas seria tão elevado se os meios de salvamento fossem mais eficazes”, referem os deputados.