Debate para o Conselho Europeu: “Registamos que o PS acompanha o PSD”

06 dez 2017

Registamos, agora, com agrado que o PS acompanha as posições do PSD” no que diz respeito à adesão de Portugal ao mecanismo de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO), disse esta quarta-feira Miguel Morgado, aquando do debate preparatório do Conselho Europeu. “Não havia razões para o PS não o fazer”, destacou.

Segundo o deputado importa, agora, que Portugal faça “uma declaração explícita” sobre aquelas que são as “linhas vermelhas”, uma vez que quando “os processos são indeterminados haverá leituras diferentes”. Referiu que “seria saudável que todos os Estados-Membros fizessem o mesmo em nome da transparência, da clarificação”. Lembrou que os deputados foram “eleitos para dar respostas e soluções aos problemas dos cidadãos europeus”.

Sei que o senhor primeiro-ministro tem um grave problema de amnésia”, acusou Miguel Morgado, referindo-se à União Económica Monetária. “Mais preocupante é que passei um ano a desafiá-lo para continuar o apoio diplomático a propostas de 2015, finalmente quando percebeu que não tinha outra estratégia para a Europa e para a União Económica Monetária, veio falar que afinal apoiava o Fundo Monetário Europeu, o suporte orçamental para o Fundo de Resolução, o Fundo de Garantia de Depósitos”, disse, acrescentando serem de propostas de 2015 para as quais contribuiu o anterior governo.