PSD DENUNCIA: Zonas afetadas pelos incêndios continuam sem telecomunicações

13 dez 2017

Em determinadas localidades do território nacional atingidas pelos incêndios de 15 de outubro de 2017, ainda não foi reposto o funcionamento das redes de telefone, televisão e Internet. Cerca de um milhar de portugueses encontra-se privado do acesso a estes serviços básicos. Esta situação afeta populações de Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil.

Os deputados do PSD interpelaram, assim, o ministro Planeamento e das Infraestruturas sobre os motivos para o atraso na reparação das redes de telecomunicação.

Estamos perante concelhos do interior, com baixa densidade populacional, com uma população maioritariamente envelhecida que viveu momentos de grande angústia e sofrimento. A falta de comunicações ainda agrava mais este estado de tristeza. O arrastar deste problema tem também implicações ao nível da competitividade empresarial, prejudicando e dificultando a atividade económica”, assinalam os deputados.

O PSD saúda, entretanto, a decisão da operadora Altice/MEO de compensar o concelho Oliveira do Hospital com a colocação de fibra ótica, uma medida que irá “contribuir para a discriminação positiva destes territórios e para a coesão”.

 

Perguntas dos deputados do PSD


  • “Que iniciativas é que o Governo já tomou para a resolução deste problema?
  • Quando se prevê que este assunto fique resolvido? Quando é que estas populações voltarão a ter acesso a Internet, televisão e telefone?
  • Estão previstas compensações para estes territórios que passem pela colocação de fibra ótica, nos locais onde não existe?
  • Caso a resposta à pergunta anterior seja positiva, que entidade ou entidades irão suportar os custos desse investimento?