Alojamento Local: PSD indisponível para “burocratizar ou destruir” um dos setores mais dinâmicos da economia nacional

05 jan 2018

Os pequenos empresários do setor do alojamento local têm razões para temer pelo seu futuro”, alertou esta sexta-feira Berta Cabral, no Parlamento. “Com as propostas da esquerda não há dúvida de que irá imperar a lei dos mais fortes”, justificou, acrescentando que “as unidades hoteleiras ganham, os pequenos empresários perdem e o alojamento local ficará reservado exclusivamente para aqueles que têm possibilidade de investir e adquirir prédios inteiros”. Esclareceu, assim, que o PSD não está disponível para “burocratizar ou destruir um setor que se tem revelado um dos mais dinâmicos da economia nacional”.

A vice-presidente da bancada social-democrata desafiou a esquerda a responder a várias perguntas que, segundo destacou, correspondem às dúvidas da própria sociedade: “o que está por detrás destas iniciativas? Que lobbies se movimentam contra o alojamento local? A habitual aversão da esquerda à iniciativa privada é assim tão forte que pretende destruir em vez de construir? Como se explica também o desentendimento do primeiro-ministro e do Governo com o seu grupo parlamentar sobre a proposta do PS?”.

De acordo com Berta Cabral, “nos últimos anos, o alojamento local fez surgir milhares de pequenas e microempresas, motivou a reabilitação de centenas, ou mesmo milhares, de imóveis abandonados, criou dezenas de milhar de empregos, pagou milhões em impostos e tudo isto sem apoio público, benefícios fiscais ou subsídios do Estado”.

Assinalando que têm chegado ao Grupo Parlamentar do PSD “dezenas e dezenas de e-mails” de “pessoas que encontraram nesta atividade o emprego que perderam e a subsistência da família”, a deputada sublinhou que “o PSD está do lado dessas pessoas lutadoras, dos que constroem”, bem como “da regulamentação, fiscalização, resolução de eventuais problemas”.

Berta Cabral deixou explícito que os social-democratas “não estão com os que combatem a iniciativa privada por puro preconceito ideológico ou por outros interesses individuais ou de grupo”. Disse mesmo que o PSD tudo fará “para que não estraguem uma atividade económica de sucesso que tem sido, comprovadamente fator de crescimento económico, criação de emprego, fixação de pessoas nos seus territórios e de reabilitação urbana”.

A vice-presidente da bancada parlamentar referiu-se, também, ao arrendamento urbano de longa duração para esclarecer que os problemas que se têm verificado “não se resolvem com a repressão do alojamento local, mas com medidas de discriminação positiva e incentivos orientados para o arrendamento de longa duração”. Destacou que “o PSD está disponível para dar o seu contributo na discussão em sede de especialidade”.