CGD penaliza jovens com comissões bancárias

15 jan 2018

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) eliminou a isenção das comissões de manutenção de conta para clientes jovens (Megacartão Jovem, clientes até aos 29 anos). Para o PSD, trata-se de uma opção desacertada que penaliza os clientes mais novos, impondo-lhes o pagamento de comissões bancárias.

Não se compreende que a opção seja por onerar mais os jovens, acabando com uma isenção que há vários anos minimizava as já enormes dificuldades de emancipação a que estão sujeitos os jovens portugueses”, referem os deputados.

Numa pergunta dirigida ao ministro das Finanças, o Grupo Parlamentar do PSD alerta, uma vez mais, para as consequências negativas que resultam das escolhas feitas pelo atual Governo aquando da negociação do plano de recapitalização do banco público.

“Parece ser cada vez mais evidente que o plano de recapitalização negociado e aprovado nos termos em que foi implicou o aumento generalizado e significativo de inúmeras comissões com evidente prejuízo para os clientes do banco público, além do já conhecido e anunciado encerramento de balcões por todo o País”, assinalam os deputados.

 

Perguntas dos deputados do PSD


  • Qual é a explicação para o fim da isenção das comissões de manutenção de conta para jovens na Caixa Geral de Depósitos?
  • Qual é a posição do Governo, enquanto titular da função acionista, entidade que liderou o processo de negociação do plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, perante este aumento de encargos claramente prejudicial para os jovens clientes do banco público?