Deputados visitaram territórios afetados pelos incêndios

13 mar 2018

 

Os deputados do PSD participaram, esta segunda-feira, na visita de trabalho a Pedrógão Grande e à Mata Nacional de Leiria, organizada pela Comissão de Agricultura e Mar e pelo Grupo de Trabalho - Acompanhamento da Temática da Floresta Portuguesa e dos Incêndios a Pedrógão Grande.

A visita arrancou com uma reunião na Câmara Municipal de Pedrógão Grande cujo objetivo era auscultar sobre o ponto de situação de apoio à população no pós-incêndios de 2017. Foram ouvidas as autarquias, associações e produtores florestais e Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).

Foi feito um ponto de situação sobre a resposta de emergência às vítimas e a reconstrução das habitações permanentes. Ficaram patentes as dificuldades encontradas pelos agricultores no restabelecimento da sua atividade económica, tendo os autarcas relatado que os agricultores viram reduzidos os montantes solicitados. Os valores necessários para a reconstrução dos anexos agrícolas ficaram, assim, aquém do necessário. “As pessoas não tinham a sua poupança no banco, mas sim na floresta”, sublinhou a presidente de Câmara de Castanheira de Pera.

Sobre esta matéria, a deputada Rubina Berardo acrescenta: “é fundamental que, além das matérias relativas à segurança e prevenção, seja acautelada a rentabilidade das atividades florestais para dar um futuro sustentável às populações afetadas”.

Relativamente à limpeza das faixas de proteção decididas pelo Governo, o deputado Maurício Marques salientou que estas denotam “um grau de desconhecimento total da situação concreta do terreno”.

Os autarcas exprimiram a sua grande preocupação com a matéria das segundas habitações, uma vez que é fundamental haver apoios redobrados para evitar a fixação de “aldeias fantasmas” nos seus territórios.

A visita permitiu observar que o Governo está apenas a reagir à tragédia que ocorreu, não tomando medidas de fundo que venham a evitar a repetição de tais tragédias. Aliás, fica bem patente nesta visita a falta de empenho do Ministério da Agricultura na revitalização dos territórios afetados pelos últimos incêndios”, conclui o deputado Maurício Marques.

Os deputados visitaram, ainda, uma visita ao terreno em Figueiró dos Vinhos, tendo observado, na N347, os trabalhos de estabilização de emergência em linha de água e terrenos adjacentes. Por fim, decorreu uma reunião com responsáveis da Mata Nacional de Leiria, na Câmara Municipal da Marinha Grande.