Carlos Peixoto: Relatório mostra que “Estado e Governo falharam”

21 mar 2018

O Governo não aprendeu nada com a tragédia de Pedrógão Grande”, acusa o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Carlos Peixoto, face às conclusões do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro de 2017.

Carlos Peixoto aponta que “tudo o que aconteceu em Pedrógão, replicou-se no dia 15 de outubro e até se agravou”, com exceção do número, motivo que comprova que “o Estado e o Governo falharam na resposta pronta às populações”.

Com base nas conclusões do relatório, Carlos Peixoto destaca que “o Governo, através da Proteção Civil, foi alertado para um dia de condições atmosféricas extremas em que tinha que adotar procedimentos excecionais e não adotou”. Em verdade, reduziu “o número de meios aéreos em 30” e “o número de bombeiros em cerca de 4 mil”, além de ter cortado também o número de postos de vigia ativos. Fatores que, para o deputado do PSD, criaram dificuldades na resposta rápida que era preciso dar.

Carlos Peixoto saudou o relatório da Comissão Técnica Independente, lembrando que foi o PSD quem requereu a sua análise aos incêndios de outubro.