Rui Rio: “O Serviço Nacional de Saúde está pior”

20 abr 2018

 

Rui Rio esteve, esta sexta-feira, no Hospital de S. João no Porto. Na ala pediátrica do hospital, o Presidente do PSD criticou a falta de planeamento de longo prazo e a repetição de erros de gestão dos governos socialistas que agravaram as condições de atendimento do principal hospital do norte do País. Erros que prolongam o pesadelo de médicos, enfermeiros, técnicos e, sobretudo, crianças.

“O governo da altura não optou por construir a ala pediátrica e optou por fazer um investimento mais vultuoso. Temos de usar o dinheiro público com parcimónia. Hoje estamos a pagar o erro de dois governos PS”, afirmou Rui Rio. O serviço pediátrico tem recebido dezenas de queixas, os utentes estão cansados do estado deplorável das instalações. Há mais de 10 anos que a ala pediátrica do Hospital de São João funciona provisoriamente em contentores.

No último dia de uma semana inteiramente dedicada à Saúde, o Presidente do PSD começou por visitar a Faculdade de Medicina do Porto, um dos mais importantes estabelecimentos de ensino superior na área das ciências médicas em Portugal (atualmente, mais de mil estudantes frequentam a instituição). Rui Rio fez o balanço de cinco dias em que ouviu inúmeras críticas à política de saúde pública (de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, utentes, administradores hospitalares e dirigentes sindicais). “Temos consciência que há subfinanciamento, um enorme desperdício, erros de gestão. Há uma notória degradação dos serviços que se estão a prestar às populações. Quando o Governo diz que temos uma economia florescente, então não se compreende que, numa área tão vital como a Saúde, em vez de haver melhoria, as coisas estão piores”, referiu.

Para Rui Rio, a propaganda económica do Governo não bate certo com o estado da Saúde que verificou no terreno e que angustia os utentes. O Serviço Nacional está pior e as culpas podem ser repartidas por toda a esquerda: o Governo e a maioria.

 

“Burocracia” do Ministério das Finanças mantém encerrada unidade de cuidados intermédios pediátricos


Exemplo flagrante da “burocracia” e do “desperdício” é a unidade de cuidados intermédios pediátricos do Hospital de S. João que se encontra encerrada, porque, de acordo com Rui Rio, “não se contratam três técnicos”. “[Os cuidados intermédios pediátricos] estão completamente instalados, com uns largos milhares de euros investidos, e a porta está fechada, não funciona, porque o Ministério das Finanças ainda não autorizou a contratação de três técnicos. Isto é desperdício”, qualifica Rui Rio, destacando que a questão “não tem a ver com a verba, tem a ver com burocracia”, e isso são “erros de gestão”.

 

 

 

SAÚDE| Rui Rio no Porto