Saúde: “PSD está focado em encontrar soluções para o futuro”

23 abr 2018

 

Ricardo Baptista Leite refere que há uma “degradação progressiva” do SNS. Por conseguinte, defende que importa realizar um debate alargado com vista à concretização de reformas duradouras. Para o PSD, mais do que reagir à doença, o SNS deve apostar na prevenção

 

Ricardo Baptista Leite alertou, esta segunda-feira em declarações ao Fórum TSF, que o que está a acontecer na Saúde é “extremamente grave”. “O País está a crescer economicamente – mesmo que menos do que o resto da Europa, e o investimento que o setor público decide fazer na Saúde é apenas de 4,8% do PIB”, explicou.

O deputado, que também é porta-voz do Conselho Estratégico Nacional para a área, reforçou, assim, que há uma “degradação progressiva dos serviços” visível, por exemplo, nos tempos de resposta ou no cansaço manifestado pelos diversos profissionais. “Em muitos pontos do País há tempos de espera para primeira consulta de especialidade que ultrapassam os três anos”, precisou. Apesar das dificuldades, assiste-se, por parte do Governo, a “uma negação da realidade”, denuncia, acrescentando que “é preciso reconhecer que há falhas” e, por conseguinte, desenvolver um trabalho “em conjunto” em prol do interesse nacional.

Foi neste sentido que Ricardo Baptista Leite quis assinalar que “todo o debate que tem sido feito sobre o futuro [do Serviço Nacional de Saúde (SNS)] tem excluído os partidos da oposição, nomeadamente o PSD”. E, por isso, defendeu: “acreditamos que seria positivo, da parte do Governo, se pudesse fazer aqui um alargamento desta discussão para ir ao encontro da construção de pontes e do consenso que o próprio Presidente da República destacou como sendo necessários”.

 

SNS deve ir ao encontro dos interesses e necessidades dos portugueses

O deputado foi explícito ao afirmar: “aguardamos que o Governo faça a sua parte, o PSD não deixará de fazer a sua”. Lembrou as palavras do próprio Presidente do PSD quando estabeleceu a Saúde como uma “das prioridades políticas” do partido. E insistiu que os social-democratas consideram necessário realizar “um debate alargado, para que as decisões de reforma sejam duradouras” e, por conseguinte, persistam além do Executivo em exercício. “Caso contrário o que se vai verificar é uma degradação contínua do serviço”, apontou.

Denunciando aquilo que apelidou de “resistência dos partidos à esquerda” para discutir “questões fundamentais”, o social-democrata salientou que “o PSD está focado em encontrar soluções para o futuro, de modo a encontrar pontes e consensos que possam garantir que tenhamos um SNS que sirva melhor os interesses dos portugueses”.

 

PSD alerta para necessidade de se investir na prevenção

Para Ricardo Baptista Leite, “temos um sistema de Saúde que apenas reage à doença”. Recordou, por isso, palavras de Rui Rio quando chamou a atenção para o facto de não se investir em prevenção e na promoção da saúde. “Como tal, com as pressões demográficas, com o envelhecimento da população e com todos os desafios da modernidade, verificamos que as pessoas estão cada vez mais doentes e que o SNS não está, claramente, a cumprir o seu papel”, referiu.