Rui Rio com José Eduardo dos Santos: MPLA pode contar com a experiência do PSD

28 jun 2018

No final da reunião com o presidente do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), José Eduardo dos Santos, chefe de Estado angolano entre 1979 e 2017, Rui Rio afirmou ser “bom para o PSD”, mas “bom para Portugal e também bom para Angola”.

Rui Rio justificou o encontro com José Eduardo dos Santos como o “estreitar de relações historicamente muito boas”, entre o MPLA e o PSD: “É com todo o gosto que nós continuamos com essa relação, que é boa para os dois partidos e é boa, como digo, quer para Angola quer para Portugal”.

Uma transição no poder, ao fim de quase 40 anos, que líder do PSD encara com naturalidade, face aos “novos desafios” de Angola: “Uma coisa eram os desafios nos 70, nos anos 80, nos anos 90. E agora o desafio que se põe a Angola é completamente diferente. Há aqui o abrir de uma nova etapa, que é normal, é assim na vida”.

O mesmo acontece com a implementação do modelo autárquico em Angola, que arranca, com as primeiras eleições locais, a realizar em 2020, em que afirmou que “o MPLA terá seguramente um papel decisivo”, podendo contar com a experiência de mais de 40 anos de “Portugal e do PSD”.

Referindo-se ao exemplo da CPLP, Rui Rio declarou que Portugal “não pode estar só virado para a Europa”, devendo antes dar atenção também aos países do Atlântico, sendo Angola, nesse contexto, um “parceiro natural”.

Rui Rio chegou a Luanda na quarta-feira à noite e regressa a Portugal na sexta-feira.