Conselho Estratégico Nacional reúne-se no sábado em Coimbra

29 jun 2018

O Conselho Estratégico Nacional reúne-se sábado, 30 de junho de 2018, pelas 10h30, em Coimbra (Hotel D. Luís, Santa Clara). O Presidente do PSD, Rui Rio, estará presente na sessão. Na primeira reunião alargada, que decorreu em Coimbra, no dia 21 de abril, Rui Rio afirmou que o CEN irá “contribuir com propostas sérias, pensadas, estudadas e participadas” em áreas essenciais, tais como a natalidade, o sistema político, a desertificação do interior e a Segurança Social.

Foram produzidos dois documentos estratégicos: “Uma política para a infância” e “Reformar a União Económica e Monetária”.

O Conselho Estratégico Nacional constitui um órgão de aconselhamento de questões nacionais, tem uma natureza consultiva e funciona junto do Presidente da Comissão Política Nacional. O CEN integra uma Comissão Permanente composta pelo Presidente, os Coordenadores e Porta-vozes das secções temáticas nacionais e por uma Comissão Consultiva, que integra militantes e personalidades independentes de reconhecido mérito e competência. O Conselho Estratégico Nacional funciona com 16 secções temáticas: Relações Externas; Assuntos Europeus; Defesa Nacional; Finanças Públicas; Reforma do Estado, Autonomias e Descentralização; Segurança Interna e Proteção Civil; Justiça, Cidadania e Igualdade; Infraestruturas e Coesão do Território; Economia, Trabalho e Inovação; Agricultura, Alimentação e Florestas; Ambiente, Energia e Natureza; Assuntos do Mar; Solidariedade e Sociedade de Bem-estar; Saúde; Educação, Cultura, Juventude e Desporto; e Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. O CEN conta com 32 personalidades, de diferentes gerações – 16 coordenadores e 16 porta-vozes.

Todos podem colaborar na secção temática distrital ou interdistrital, onde estiver inscrito, e contribuir com ideias, propostas, recomendações e apresentar relatórios. O CEN é também um espaço aberto à sociedade civil.

Pode participar no CEN, através de dois contactos: e-mail - cen@psd.pt; telefone - 213 918 500.