Saúde: "Portugal vai pagar um preço político elevado"

02 jul 2018

Rui Rio alertou nomeadamente para a questão da redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde e responsabiliza o PS por se ter encostado à extrema esquerda. “Portugal vai pagar um preço político mais elevado” por essa decisão. “É notório que o Governo teve de fazer esta alteração, passagem de 40 para 35 horas, para poder agradar ao Partido Comunista e ao Bloco de Esquerda e assim formar a coligação parlamentar que foi formada”, disse Rui Rio.

Rui Rio lamenta que a medida de redução da carga horária semanal, que se aplica ao setor da saúde desde o passado domingo, tenha sido tomada “por necessidade político-partidária e não por estratégia de gestão da administração pública”. Uma medida que, segundo o Presidente do PSD, devia ter sido concretizada de “forma estruturada”.

“Aquilo que os portugueses vão perceber cada vez mais e melhor é o custo de uma solução parlamentar onde há choques políticos e ideológicos muito fortes entre o Partido Socialista, o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda”, assinalou.

“A degradação dos serviços [de saúde] é notória”, aponta o líder do PSD. Rui Rio tem denunciado os principais problemas que estão a provocar o “caos” no Serviço Nacional de Saúde: subfinanciamento, erros de gestão, mau atendimento dos doentes, descontentamento dos profissionais, agravamento da dívida e atrasos no pagamento a fornecedores.