Portugal deve ser solidário com a Grécia e a Suécia, dois países europeus afetados por grandes incêndios. Rui Rio, que efetuou, esta terça-feira, uma visita aos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorrem em Coimbra, apelou ao espírito de solidariedade europeu. “Entendo que nós devemos ser solidários com a Grécia e também com a Suécia, que está exatamente a ter os mesmos problemas, na exata medida em que também gostamos que os outros sejam solidários connosco”, afirmou Rui Rio.
O Presidente do PSD insistiu que é preciso acautelar que Portugal, perante alguma eventualidade, possa dispor de meios de combate próprios. “Mas, dentro daquilo que é a nossa disponibilidade e, obviamente, é a nossa obrigação política, moral e até ética, [devemos] ajudar os gregos e também a Suécia, que é um país pouco preparado para incêndios da dimensão que neste momento está a viver”, acrescentou.
Para Rui Rio, aquilo que está a ocorrer na Suécia é um exemplo dos efeitos das “mudanças climáticas”.
Portugal enviou dois aviões para a Suécia e a Força Aérea Portuguesa disponibilizou também um voo de apoio (C295), que transportará cerca de 700 quilos de equipamentos para apoio à operação dos meios aéreos.
Na deslocação aos Jogos Europeus Universitários, Rui Rio concedeu, ainda, uma entrevista, que teve lugar num pequeno estúdio jornalístico.
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais