Europa e “neo-normalidade”

05 jan 2017

Mostrar que a União Europeia é essencial para a vida do país é um lugar comum. Dizer a verdade a respeito da nossa relação com a Europa, já não parece tão comum. O Governo Costa gosta da moda e a “pós-verdade” está na moda.

O PSD salvou Portugal da bancarrota e restaurou a nossa credibilidade política, financeira e económica. Deu-nos o peso europeu que estava totalmente perdido. Costa e a sua propaganda alardeiam que mudaram a atitude face à Europa. Não, não mudaram. Herdaram, isso sim, um prestígio recuperado pelos sacrifícios continuados do povo português. E Costa põe e pôs o nosso destino na mão de forças anti-europeias, populistas e extremistas, que votam frequentemente com Marine Le Pen e os seus aliados. Na Europa, ninguém esquece que estamos nas mãos dessas duas forças anti-europeias (BE e PCP). E com o fraco crescimento e o aumento incessante da dívida, Portugal só pode estar debaixo dos radares e sob ameaça permanente (espectro que outros, como a Irlanda e a Espanha, já afastaram).

O ano europeu será difícil. Haverá eleições de desfecho imprevisível na Holanda, França, Itália e Alemanha; arrastar-se-ão as negociações do Brexit; repensar-se-á a relação com a NATO. As condições políticas e económicas deteriorar-se, as circunstâncias podem derrapar. E que faz o Governo português perante a incerteza europeia? Continua a viver como se não houvesse amanhã e a falar obsessivamente em “normalidade”. O PSD tem de estar forte, seguro e determinado. Na Europa, no país e, claro, nas autarquias. Pronto para voltar a desempenhar o papel histórico que o Governo Costa, vivendo na sua alienada “neo-normalidade”, teima em declinar.

 

Paulo Rangel

Eurodeputado do PSD